sexta-feira, 7 de março de 2014

Alunos do SENAC - ONG CIBEM encerram o curso com palestra na Ipueira (Serrita)

Os alunos do curso de Agente de Combate às Endemias do SENAC, em parceria com a ONG CIBEM, concluiram as atividades com uma palestra no Distrito de Ipueria, município de Serrita-PE, na noite desta quinta-feira, 06. 
O presidente da Associação dos Moradores, Sr. Silvano, saudou a turma e destacou a importância do projeto acontecer na comunidade. Aproximadamente 50 pessoas assistiram à palestra e estiveram atentas e participativas.
ipueira 3
No dia 19 de fevereiro o grupo realizou uma pesquisa de campo no povoado, identificando que 85% das casas não tem fossa e que os dejetos são lançados a céu aberto. A falta de saneamento básico não é o único problema. Também não existe coleta de lixo e os porcos são criados soltos se alimentando dos dejetos.
Para agravar o quadro caótico, a pesquisa revelou que o PSF contraria as normas do Ministério da Saúde que determina o funcionamento de 40 horas semanais. Só tem atendimento médico na terça-feira e não existe atendimento odontológico.
No que tange aos medicamentos de uso continuado, 25% dos pacientes informaram que não recebem os remédios com regularidade. Como 53% das famílias não chegam a ganhar um salário mínimo, a falta de remédios tem causado muita preocupação.  
Os alunos se revezaram nas palestras, ocorridas na Escola Municipal 15 de Novembro, além de responder às perguntas dos moradores. Dentre os temas abordados estão:
ipueira
- prevenção da dengue e doença de chagas,
- perigo de acumular sujeiras dentro das casas e entulhos nos arredores,
- perigo das iscas de rato utilizando o veneno "chumbinho",
- riscos de acumular lixo nos muros e depois queimá-lo,
- importância do hipoclorito de sódio na purificação da água e na limpeza das frutas e verduras,
- benefícios de lavar as mãos com sabão antes das refeições,
- cuidados com a hipertensão arterial e diabetes,
- alimentação saudável e exercícios físicos,
- perigo do consumo de álcool e cigarro.
No final foi entregue uma cartilha educativa a cada morador e à agente comunitária de saúde da localidade, a qual contribuiu com sua experiência.
Redação: Radar Net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário